Imagem da semana

Imagem da semana

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A maldição dos 100 anos


Assim como Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Coritiba e o atual carrasco Flamengo, o Corinthians chega ao seu centésimo ano de história sem comemorações, mas apenas decepções.
Após a eliminação no campeonato paulista, ainda pela fase de pontos corridos, o alvi-negro paulista dá adeus, na quarta-feira dia 5/5/2010, ao título mais cobiçado pela torcida, a Taça Libertadores da América. Seria a crise do centenário? Ou seria isso apenas um mito?
Sem levar em conta qualquer tipo de superstição, quando um clube completa um século de vida, obviamente todas as atenções da torcida e, principalmente, da mídia são voltadas a ele, logo a pressão sobre a instituição futebolística em questão, dobra, ou até triplica. Já no caso do Sport Club Corinthians Paulista essa pressão parece tomar dimensões "tsunamicas", afinal desde o dia 2/7/2009, data posterior à conquista da Copa do Brasil (o chamado atalho para a Libertadores) não se falava mais em outra coisa além da disputa pelo título da taça continental no ano do centenário, fazendo o clube desistir inteiramente do campeonato brasileiro daquele ano e passar a focar apenas em contratações ambiciosas, patrocínios multimilionários, além de um sentimento de obrigação sobre a conquista do tal título, que passou a rondar o Parque são Jorge.
Tudo isso foi se acumulando como uma gigantesca bola de neve. Começou o ano e a equipe não rendeu o esperado, sem espírito de competição, um time que não encantava, e o que diziam era: Ah, tudo bem, estamos só no começo da temporada, a equipe vai se acertar.
Começou a Libertadores e nada mudou além da formação da equipe, que tornou-se definitiva para disputar a competição. Jogos enfadonhos, lentos e sem nenhuma emoção, apenas sofrimento, mas o time foi levando e chegou a conquistar a melhor campanha entre os 32 competidores. O discurso começou a ser mais otimista, parecia que a equipe entrava nos eixos, o Corinthians passava a ser um time que, pelo menos, passava confiança.
Mas logo na primeira batalha da 2ª fase, o Time do Povo decepcionou no jogo de ida contra o Imperador do Churrasco e o Príncipe das Trancinhas, perdendo por 1 x 0 no templo-maior do futebol brasileiro, o Maracanã em um dia chuvoso com um campo praticável apenas por jogadores de Beach Soccer ou futebol de sabão. Mas isso não é desculpa que se preze. No jogo de volta no Pacaembu a "maldição" atacou o Todo Poderoso Timão que foi eliminado graças ao gol do ex-porco love love e às grandes defesas do protetor das mulheres, Bruno.
Tristeza, choque, decepção, inconformidade, mas nada de derrubar alambrado, ou vaias (como algumas torcidas tricolores de São Paulo fazem) e sim apoio ao time mais amado e odiado do Brasil, que tem pela frente o chato e sem graça campeonato brasileiro. Mas que é necessário se quiser disputar mais uma libertaodres no ano que vem. Talvez em 2011, longe da maldição dos 100 anos, o Corinthians finalmente levante a ÚNICA taça que não lhe pertence.
Se é verdade ou não, a maldição do centenário vem atacando mais uma vítima, mas que pare por aí, afinal, não quero mais sofrer...não esse ano.

3 comentários:

  1. Curintia CENTENADA =D hoho, sorry, nao aguentei :D

    ResponderExcluir
  2. Bota a mão no controle que tá na hora de desligaaaaaaaaaaaaaaar.. o playstation tion tion, o playstation!
    Sofreu, chorou, parou [2]

    ResponderExcluir